Por Rafael Sacharny


A Seleção Brasileira de Nado Artístico está em Lima, no Peru, para a disputa do Campeonato Sul-Americano de Desportos Aquáticos. Desde o dia 31 de outubro até 11 de novembro a Seleção estará representada por nove atletas do Flamengo na competição, que com resultados positivos podem garantir uma vaga nos Jogos Pan-Americanos de 2019, também na capital peruana. 

Os atletas do Mais Querido que estão com a equipe brasileira são: Giovana Stephan, Maria Clara Lobo, Lorena Molinos, Maria Eduarda Miccuci, Laura Miccuci, Gabriela Regly, Jullia Catharino, Jaddy Portela e Renan Alcântara. A treinadora rubro-negra, Roberta Perillier, será uma das técnicas responsáveis por comandar o conjunto verde e amarelo. 

Nesta quinta-feira (1º), a primeira medalha de ouro foi conquistada pela seleção brasileira. As meninas foram muito bem na rotina livre combinada, prova por equipes que teve a participação de: Maria Clara Lobo, Luisa Borges, Maria Bruno, Laura Miccuci, Duda Miccuci, Lorena Molinos, Giovana Stephan, Victoria Cabale, Julia Catharino e Anna Giulia Veloso. 

A equipe somou na final 82,0000 pontos e ficou à frente da Colômbia (79,5000) e do Chile (76,4000).  

Foto: Divulgação – CBDA

Também na quinta-feira, os duetos técnicos foram realizados com Maria Clara Lobo e Luisa Borges e Renan Alcântara e Giovana Stephan no dueto misto. As rotinas livres serão apresentadas às 18h desta sexta-feira (2), quando serão definidos os campeões de cada prova. No sábado (3/11), ainda terá a rotina livre (Solo) e rotina livre (Equipe). 

Foto: Divulgação – CBDA

Destaque do Flamengo e uma das esperanças de medalhas para o Brasil, Maria Clara Lobo será a atleta brasileira que disputará mais provas no Sul-Americano: solos técnico e livre, duetos técnico e livre, esquipes técnica e livre e rotina livre combinada. 

“O Pan-Americano é a competição mais importante para nós no momento e, para chegar até lá, precisamos obter um bom resultado no Sul-Americano. Somos as favoritas e, mesmo depois de ficar um ano sem competir, queremos que isso se mantenha. Estamos com muita vontade de mostrar que voltamos com força máxima”, disse a rubro-negra.