A velha prática das viradas de mesa dos anos 80 e 90 do futebol parecem um filme antigo e preto e branco no velho esporte bretão. No basquete, ela ainda é atual. A prática da virada de mesa na bola laranja acontece todo ano.

Regulamento rasgado

O regulamento do Novo Basquete Brasil de 2018/19 previa que o último colocado seria rebaixado para a Liga Ouro de 2020. Também dizia que o campeão da Liga Ouro teria direito ao acesso à elite.

Terminada a temporada, o Joinville (SC) acabou em último e caiu e deveria ser substituído pela UNIFACISA (PB), campeã da segundona.

Mas, segundo nota oficial da Liga Nacional de Basquete, a UNIFACISA não substitui ninguém. Sobe por méritos próprios.

Outras equipes também acabaram promovidos na reunião da Liga Nacional de Basquete do último dia 12. Segundo nota oficial, o São Paulo (SP) adquiriu a vaga do Joinville; o Rio Claro (SP) a vaga do Macaé, que nem estava na primeira divisão, e o Pato Basquete (PR) comprou a franquia diretamente da entidade.

Absurdo? Talvez isso explique que alguns times não consigam se manter na primeira divisão. Os patrocinadores fogem. Já aconteceu com grandes clubes como Palmeiras (SP) e agora o Vasco da Gama, e outros, como Corinthians (RS), Campo Mourão (RS), Vila Velha (ES), CEFAT (ES), Praia Clube de Uberlândia (MG), Tijuca TC (RJ), Fluminense (RJ), Ribeirão Preto (SP), Goiás (GO), Vitória (BA), etc.

Histórico de viradas

Para 2018/19, o São José (SP) foi colocado na primeira divisão mesmo sem ter conseguido este direito dentro de quadra.

Em 2017/18, Caxias Basquete (RS) e Joinville (SC) foram pescados da segundona.

Em 2016/17, o Campo Mourão (PR) foi agraciado.

E por aí vai…

garanta seu bônus de R$ 777
Rivalo não tem virada de mesa
Apostar

Temporada 2019/20

O regulamento é o mesmo. Turno e returno e depois mata-mata.

A Copa Super Oito está confirmada, assim como a Liga Sul-Americana e a Liga das Américas, que agora se chama Americas’ Champions League. Também teremos o retorno do Torneio Interligas para os piores times do NBB.

Seleção Brasileira

Ânderson Verejão, Jhonatan Santos e Marquinhos foram convocados para a Copa do Mundo.