A diretoria do Flamengo é super nova mas perdeu toda a credibilidade com a demissão de Abel Braga.

A questão Abel Braga

Eu não vou aqui dizer que Abel Braga era bom ou ruim, que escalou certo ou errado, que conseguiu extrair o melhor de seus jogadores ou não durante os cinco meses que trabalhou no Flamengo.

A questão aqui é mais ampla. Trata-se de uma diretoria recém-eleita. Mais que uma continuação da Chapa Azul de Eduardo Bandeira de Mello, a Chapa Roxa prometia manter as coisas boas de sua antecessora e promover melhoras no que não deu muito certo nos últimos seis anos.

Um dos pilares desta melhora era justamente Abel Braga. Veja bem: eu não escolhi o treinador. Foram os sócios que assim fizeram ao escolherem o projeto do novo presidente do clube pelo próximo triênio. Tal projeto de 36 meses foi interrompido aos cinco. Restam 31 meses pela frente.

O elenco do Flamengo foi montado em cima das sugestões do treinador.

Abel Braga campeão

Apesar das vaias da arquibancada, o Flamengo estava muito bem. O time foi campeão do Torneio da Flórida e do Campeonato Estadual: cem por cento de aproveitamento! Se considerarmos ainda os sub-torneios do Estadual, o Mengão ainda pôde comemorar a Taça Rio e perdeu apenas a Taça Guanabara na semana da tragédia no Ninho do Urubu.

Nas demais competições, O Mais Querido segue na briga para conquistar os títulos da Taça Libertadores da América, do Brasileirão e da Copa do Brasil.

Traição

Sim, o treinador foi traído. A diretoria não suportou os apelos da torcida. A verdade é que os cartolas rubro-negros prometeram mundos e fundos e, na prática, eles são muito mais difíceis de se obterdo que na teoria. Iludidos, os torcedores queriam a cabeça de Abel Braga.

Rodolfo Landim já estava procurando técnico antes de demitir o professor. Este fato foi inaceitável da parte de Abel Braga, que fez bem ao pedir o boné.

Lamento

Não julgo se Abel Braga era ou não era o nome que eu queria a frente do futebol. Fica aqui minha angústia que um projeto de 36 meses se encerra aos cinco, com o Flamengo bem nos torneiros.

Gostaria que houvessem novas eleições agora para se poder escolher democrativamente o novo projeto para o futebol rubro-negro. Uma pena que teremos que esperar mais de dois anos e meio para isso.

O que posso fazer? Ir ao Engenhão e gritar “Fora Landim”!

Dica da semana

Participe da Copa de Prêmios do Rivalo! Você pode torcer para o Brasil na Copa América e ganhar prêmios e dinheiro.