O Flamengo está de volta à Superliga A de vôlei feminino. Na noite de quinta-feira (4), as meninas do Rubro-Negro venceram o Maringá na semifinal, por 3 sets a 0, e garantiram a vaga na primeira divisão do voleibol nacional. Agora, o Mengão vai em busca do título da Superliga B para fechar a temporada com chave de ouro.

Divulgação: CR Flamengo

Vaga garantida

Depois de muito trabalho, a equipe comandada por Alexandre Ferrante chega à final da competição e conquista o objetivo principal: a vaga na Superliga A 2019/2020. Para conseguir ser uma das finalistas, o Flamengo teve que passar pelo Maringá na semifinal. Depois de conquistar uma vitória no Paraná, a equipe venceu em casa, com o apoio da torcida, nas parciais de 25/23, 25/16 e 25/17.

O jogo

O início da partida foi de tranquilidade para as rubro-negras, abriu 8 a 2 e parecia que terminaria rápido o desafio. Porém, o Maringá acordou na partida com pontos de Bia e Ana Paula. O time paranaense diminuiu a diferença para apenas um ponto e obrigou o técnico Alexandre Ferrante a pedir tempo. Entretanto, o Maringá continuou forte e equilibrou o set até o final. Ainda assim, o Flamengo levou a melhor e fechou o período em 25/23, depois de uma cravada de Jéssica. 

Na volta para o segundo set, o Flamengo abriu vantagem, mas o Maringá logo buscou e tomou a frente (8/6). Apesar da ansiedade para confirmar a vaga, o time da casa soube se controlar em quadra e retomar a liderança no placar. Com a oposto Angélica e a central Ju Mello, o Rubro-Negro se reencontrou e disparou para 17/11. O Maringá até esboçou de novo uma reação, mas sem forças para igualar o marcador. Assim, o Flamengo liderou com tranquilidade a partir da metade do segundo set e fechou em 26/16. 

Faltava apenas mais um período para confirmar a vaga, e embora o esforço do Maringá fosse grande, o Flamengo tinha o controle da partida. Sem muito esforço em quadra e com enorme apoio da arquibancada, o time garantiu a vitória e a sonhada vaga na elite ao fechar o set em 25/17. 

Campanha 

A campanha mais marcante do clube na Superliga foi em 2000/2001, quando a geração de Virna e Leila conquistou o título brasileiro daquele ano, em cima do Vasco da Gama. A fim de voltar à elite nacional, o Flamengo investiu na modalidade no ano passado e criou o projeto de retorno com um grupo que mescla experiência e juventude. Após passar pela Superliga C, com duas vitórias e o título da chave, o Mengão estreou na segunda divisão no dia 20 de janeiro, com um triunfo em cima do CEFA/Marau (RS). Confira a lista com todos os resultados até o momento:

  • CEFA 0 X 3 Flamengo 
  • Bradesco Esportes 0 x 3 Flamengo 
  • Flamengo 3 x 0 São José dos Pinhais 
  • Londrina 2 x 3 Flamengo 
  • Flamengo 3 x 0 Franca 
  • Flamengo 3 x 0 Maringá 
  • Valinhos 3 x 0 Flamengo 
  • Franca 2 x 3 Flamengo (Quartas de final) 
  • Flamengo 3 x 0 Franca (Quartas de final) 
  • Maringá 0 x 3 Flamengo (Semifinal) 
  • Flamengo 3 x 0 Maringá (Semifinal) 

Final 

Agora, o Flamengo fará a final da Superliga B contra o vencedor do confronto entre Valinhos e ACD/BRA. Valinhos, após vencer a primeira partida por 3 sets a 0, tem a vantagem. O Jogo 2 será nesta sexta-feira (5), às 21h.