Por Rafael Sacharny


Em um ginásio lotado e uma partida acirrada até o fim, o Flamengo conquistou o título Copa Super 8 depois de vencer o Franca por 79 a 78, na tarde deste sábado (29). O Flamengo, como terceiro colocado no NBB, passou pelo Minas nas quartas de final, venceu o Botafogo na semifinal e dominou o rival paulista, atual campeão da Liga Sul-Americana, para garantir a sua vaga na Liga das Américas no segundo semestre de 2019.

Com muito equilíbrio desde o início, os primeiros seis pontos do Flamengo foram marcados por Anderson Varejão, começando novamente muito bem uma partida. Do lado adversário, a dupla Alexey e David Jackson armavam com eficiência o jogo ofensivo, mas em alguns erros sofreram com o jogo de transição do Flamengo. Franco Balbi também teve um bom desempenho no primeiro quarto, marcou dez pontos, duas assistências, e ajudou o Rubro-Negro a sair na frente do placar – 25 a 22. 

No segundo quarto, a defesa rubro-negra, a melhor do NBB, impôs um ritmo ainda mais forte e o ataque apresentou um aproveitamento excelente. Com metade do tempo no período, o Mengão vencia por 9 a 0, motivo para Helinho pedir o tempo técnico. Mesmo com a parada, o time de Franca continuou errando demais nos arremessos e fez apenas cinco pontos nos lances livres. Já o Flamengo manteve o bom trabalho ofensivo e teve David Nesbitt fazendo seis pontos, como o maior pontuador do período. O Rubro-Negro foi para o intervalo com uma boa vantagem – 40 a 27 

Na volta do vestiário, Marquinhos, o MVP da última temporada, começou a se destacar. O camisa 11 havia marcado sete pontos em todo o primeiro tempo, com pouco mais de oito minutos em quadra no terceiro período ele fez mais sete pontos em 100% de aproveitamento. Pela equipe do Franca, Hettsheimeir veio do banco e fez um belo jogo dentro do garrafão, marcando oito pontos. David Jackson também se destacou, mas depois de um choque com um companheiro de time acabou saindo da partida com a lesão no tornozelo. Franco Balbi seguia com controle do jogo e junto com Varejão a continuar na frente – 62 a 51. 

O último quarto foi o mais dramático e com clima de decisão. O Franca jogando em casa foi para cima e não baixou a guarda. No início, duas bolas de três levantaram a torcida e a pressão foi muito grande até o final. Jimmy foi acertar os seus arremessos só no fim da partida, fez onze pontos, mas não foi o suficiente. Jhonatan, Olivnha e Balbi também acertaram seus arremessos do perímetro e garantiram o Mengão na frente até o fim. 

O Flamengo se sagrou campeão da Copa Super 8 pela experiência de Marquinhos, o MVP do torneio; Olivinha e Varejão, controlando o jogo no garrafão e contou com mais uma excelente partida do argentino Franco Balbi, que terminou como cestinha da partida com 20 pontos, além de 4 assistências e 2 bolas roubadas.

Time comemora junto a comissão técnica o título do Super 8. Foto: Reprodução/Twitter