Neste sábado, Valinhos e Flamengo disputaram a taça da Supeliga B de vôlei. Mesmo com as duas equipes garantidas na elite na próxima temporada, o duelo foi bastante nervoso e disputado. Depois de levar dois sets, o Rubro-Negro empatou, levou para o tie-break, mas, no desempate, as mandantes levaram a melhor e o Flamengo foi derrotado, ficando com o vice-campeonato.

Flamengo Volei
A equipe rubro-negra fez grande campanha e estará na Superliga A na temporada 2019/2020. (Divulgação: C.R. Flamengo)

O jogo

1º Set

Mesmo jogando fora de casa, o Flamengo começou muito bem, à vontade na partida. Por vezes a recepção não era bem feita pela defesa, mas a levantadora Rafaela conseguia fazer o ajuste e as atacantes Jéssica e Angélica viravam as bolas, sendo as principais pontuadoras no início da partida.

O Mais Querido chegou a abrir cinco pontos de vantagem, porém, após um tempo pedido pelo técnico do Valinhos, o time da casa voltou mais agressivo no ataque e regular na defesa. Dessa maneira, conseguiu empatar e virar a partida. Com a ajuda de sua torcida, cresceram no 1º set e fecharam em 25 a 22.

2º Set

No segundo set, o Valinho elevou a confiança e foi ainda mais incisivo nos saques. Pelo contrário, o Flamengo iniciou o set pressionado, seguiu instável nas recepções e sofreu muitos pontos por erro próprio. 

Após tempo técnico solicitado por Alexandre, a equipe rubro-negra voltou para o jogo mais equilibrada, dominou as ações e empatou o placar no fim do set ao ir bem nos contra-ataques e arriscar mais no saque. Contudo, mesmo que a reação tenha sido boa, o Flamengo não segurou o jogo coletivo de Valinhos e saiu derrotado também por 25 a 22 no segundo set.

3º Set

O Valinhos estava a apenas um set de ganhar a Superliga B, entretanto, o Mengão voltou para terceiro período com a missão de evitar que isso logo acontecesse. Muito bem no início, a vantagem foi aberta pela equipe rubro-negra, principalmente com os ataques de Jéssica e Angélica. 

Igualmente a todos os jogos do Flamengo na competição, o equilíbrio tomou conta em certo momento e o Valinhos tentou a recuperação, mas pelo domínio maior no set, vencemos por 25 a 21.

4º Set

Com a confiança retomada após o set vencido, o Flamengo voltou atento também para o quarto set. Porém, o Valinhos começou de forma arrasadora marcando aces em sequência. O Mengão manteve a tranquilidade e antes que fosse aberto larga vantagem no placar, reagiu muito bem na parcial. 

O equilíbrio entre as equipes foi grande até o fim do set, mas o Rubro-Negro teve as entradas de Natasha e Scher, que trabalharam bem demais para contribuir na vitória e em seguida levar a decisão para o tie-break: 25 a 20.

5º Set

tie-break foi emocionante. Valinhos saiu atrás, mas fez três pontos seguidos e abriu 3 a 1. O técnico rubro-negro teve que pedir tempo para que seu time reagisse. Mas as mandantes voltaram atentas e marcara três consecutivos, sendo o último no ataque de Duda. 

Um novo tempo pedido por Alexandre ajudou e consolidou a reação. O embate era muito equilibrado. Um ataque para fora do Valinhos deixou o placar em 13 a 13. Contudo, logo após, o time da casa então teve o match point, e um ataque de Fran garantiu o 15 a 13, o placar e a taça.