Por Rafael Sachanry


Flamengo e Fluminense estão na final da Copa do Brasil Sub-17. A decisão promete ser um grande confronto entre os rivais do Rio de Janeiro e o palco para os dois jogos será o mais importante do país, o Maracanã. O título será decidido nos próximos dias 7 e 11 de dezembro.

Leia mais: Flamengo e Madureira duelam na semifinal do Carioca Fut 7.

Será a primeira vez que um clube carioca conquista a competição desde que ela passou a ser organizada pela CBF, em 2013. O Flamengo perdeu a decisão de 2013 para o São Paulo e o Botafogo foi vice em 2015 (Vitória campeão). O único título carioca na Copa do Brasil da categoria pertence ao Vasco da Gama, que venceu em 2008, quando o torneio ainda era organizado pela Federação do Espírito Santo. 

A disputa foi feita no sistema mata-mata durante todo o campeonato, times divididos em chaves de dois, decidindo em 2 jogos, cada jogo com um deles como mandante. Na Copa do Brasil não há gol qualificado como visitante, e como a decisão será disputada em dois jogos no mesmo estádio, não haverá mando de campo. Caso o resultado do placar agregado das duas partidas termine empatado, o campeão será definido em disputa de pênaltis. 

A Campanha

O caminho do Flamengo até a final não foi nada fácil. Na primeira fase, pegou o Londrina e perdeu a primeira partida como visitante por 1 a 0. No jogo de volta, na Gávea, o Rubro-Negro mostrou superioridade e venceu por goleada de 4 a 1, dando moral para o restante da competição. Na segunda fase, o time enfrentou o América-MG e conseguiu um empate no primeiro jogo em BH. No campo da Gávea, melhor para os Garotos do Ninho que venceram por 3 a 0.  

Nas quartas de final o primeiro grande clássico. O Mengão enfrentou o São Paulo dentro do Morumbi na primeira partida. Com o time mais entrosado, o Rubro-Negro fez uma boa atuação e saiu vencedor por 2 a 0, levando grande vantagem para o jogo de volta. Em Volta Redonda, empate por 2 a 2 e classificação garantida entre os quatro melhores do torneio. 

Na semifinal, o Mais Querido teve pela frente o forte time do Santos. As duas partidas terminaram empatadas em 1 a 1 e a vaga foi decidida nas penalidades. Com o brilho do goleiro Pedro Victor, que pegou duas cobranças, o Flamengo venceu por 4 a 2 e se classificou para a grande decisão da Copa do Brasil Sub-17. 

Confira as datas e horários das partidas: 

Jogo de ida 

Fluminense x Flamengo
Data: 7/12 (sexta-feira)
Horário: 16h
Local: Maracanã, Rio de Janeiro 

Jogo de volta 

Flamengo x Fluminense
Data: 11/12 (terça-feira)
Horário: 21h30
Local: Maracanã, Rio de Janeiro