Filipe Luís é o novo lateral esquerdo do Flamengo e foi apresentado nesta sexta-feira (26), no Ninho do Urubu. O jogador vestirá a camisa 16 nesta temporada, e diante dos jornalistas pela primeira vez em uma entrevista coletiva como atleta rubro-negro, Filipe declarou ter feito a melhor decisão no momento de sua carreira. 

Entrevista 

Apesar de haver propostas para continuar na Europa e disputar a Champions League, o lateral optou pelo retorno ao Brasil após 15 anos. “Talvez muita gente não tenha entendido essa decisão. Mas o Flamengo tem objetivos grandes, lutar por todos os títulos. Para isso venho somar e dar mais qualidade ainda para esse grupo”, disse Filipe no começo da entrevista. 

Sobre a negociação, que se arrastou durante alguns meses, Filipe deixou claro que havia o desejo próprio para seguir atuando fora, mas que os dirigentes rubro-negros o convenceram a jogar no Flamengo, seu time de coração. 

“Foram conversas interessantes e intensas. A diferença financeira não atrapalhou, o que me motiva é poder entrar na história do Flamengo, o tamanho do desafio. A possibilidade de conquistar títulos e estar para sempre na história desse clube. Tomei a melhor decisão possível.” 

Desde criança Filipe torce para o Mengão, e assim sendo, revelou seu ídolo e a passagem mais marcante como torcedor. 

“Como ídolo eu tive o Athirson, todos gostavam muito do Roberto Carlos como o melhor lateral, mas eu gostava mesmo era do Athirson. O momento mais marcante que eu vi como torcedor foi o gol do Pet (tri-estadual em 2001). Estava em casa assistindo ao jogo e foi emocionante ver aquele título.” 

Contratações 

Filipe Luís é o nono reforço que chega ao elenco em 2019. Assim como Gerson, Rafinha e Pablo Marí, o lateral passa a integrar o plantel no meio da temporada, em contratação sem custos após fim do vínculo com o Atletico de Madri. Filipe fechou um contrato com o Rubro-Negro até o fim de 2021. 

O jogador vestiu apenas a camisa do Figueirense no país e saiu em 2004. Depois, passou por Ajax, Real Madrid CastillaDeportivo La Coruña, Atlético de Madrid e Chelsea. Pela Seleção Brasileira, são 44 jogos e uma Copa do Mundo no currículo. O lateral conquistou dois títulos com a amarelinha: a Copa das Confederações, em 2013, e a Copa América, em 2019. 

Regularizado

Filipe Luís está liberado para fazer sua estreia pelo Flamengo. Antes mesmo da sua apresentação, o lateral-esquerdo teve o nome publicado no Boletim Informativo Diário (BID) da CBF nesta sexta-feira e está regularizado para atuar na equipe de Jorge Jesus.