O Clube de Regatas do Flamengo já foi muito forte nos esportes de patinação, o que gerou o apelido Mengo sobre Rodas. A história do clube que começou com o remo e se consolidou com o futebol, teve também muitos outros esportes que fizeram o Flamengo ser conhecido como o Mais Querido do Brasil.

Em meados dos anos 60, a patinação virou uma febre na Gávea. Então, o Flamengo montou sua escolinha e fazia várias apresentações e shows de patinação artística. O movimento começou com as mulheres e, posteriormente, com inveja, os homens montaram times de hóquei. Depois de um tempo, tanto meninos quanto meninas competiram na patinação de velocidade. 

Hóquei sobre patins 

Claro que o Flamengo conquistou diversos títulos nos esportes, e além disso, os times faziam excursões por lugares do Brasil. Na década de 1950, conquistou o único título do Hóquei no clube: o Troféu Moreira Leite (1954).

Nos anos 60 e 70, o Flamengo disputava o Estadual de Hóquei contra Casa de Portugal (Petrópolis), Casa de Portugal (Teresópolis) e Melo Tênis Clube. O time-base era formado por Claudio Besser, Roberto Besser, Marcos Shulze, Miguel Gonzalez, Silvio Luiz e Sergio Pitchkovysk

No final dos anos 90, o Flamengo contratou a equipe que era do Jockey Club de Hóquei Inline. Mas a parceria não teve longevidade e o esporte desapareceu do Flamengo. Hoje em dia, o Hóquei praticamente não existe no Rio de Janeiro e nenhum clube está filiado à federação. As últimas equipes foram do Cabo Frio, Casa de Portugal de Petrópolis e Corrêas.

Patinação Artística 

A Patinação Artística teve seu auge nos anos 60 com o Movimento Mengo sobre Rodas, das mulheres atletas do Flamengo. Porém, de acordo com Sandra Mello, que foi presidente da Federação de Hóquei e Patinagem do Estado do Rio de Janeiro, em entrevista ao blog Esporte Rio, o esporte nunca teve incentivo suficiente para seguir sendo um dos principais nos clubes.

“Falta de incentivo, dificuldade de se conseguir quadras e outros problemas, até mesmo de administração. É preciso divulgar a patinação em geral. As pessoas só gostam daquilo que conhecem…. Desde 1996, quando acabaram com a Patinação Artística no clube, tentamos voltar com a modalidade, pois entendemos que é uma tradição do Rio. Várias vezes quase conseguimos, mas na hora H, nada acontecia.” 

Títulos conquistados na Patinação:

  • Campeão Estadual de 1962
  • Campeão Estadual de 1994
  • Campeão Estadual de 1995
  • Campeão dos Jogos Infantis de 1963 (Masculino)
  • Campeão dos Jogos Infantis de 1963 (Feminino)
  • Campeão dos Jogos Infantis de 1965 (Feminino)
  • Campeão dos Jogos Infantis de 1966 (Feminino)