Conheça em quais as modalidades e quais atletas do Flamengo já participaram do Jogos Pan-Americanos. Nesta semana, alguns deles como Isaquias Queiroz, estão fazendo parte dos Jogos Pan-Americanos 2019.

Remo – Ronaldo Carvalho 

O Flamengo tem uma história rica no remo e não poderia ficar de fora dos medalhistas brasileiros no Pan-Americano. Um dos grandes remadores do Clube de Regatas do Flamengo, Ronaldo Carvalho, conquistou a medalha de ouro nos Jogos Pan-Americanos de 1987. Ele ainda participou das Olimpíadas de Moscou em 1980, Los Angeles em 1984, e Seul em 1988.  

Ginástica – Irmãos Hypólito 

Daniele e Diego representaram a ginástica do Flamengo e do Brasil durante muitos anos e são ícones deste esporte no país. Ambos foram medalhistas no Jogos Pan-Americanos de 2003, 2007, 2011. Daniele ainda faturou um bronze em 2015, em Toronto. 

Basquete – Marcelinho Machado 

Marcelinho Machado é o grande ídolo do Flamengo nas últimas décadas. Após chegar no clube, conquistou tudo com a camisa rubro-negra. Destaque na Gávea, também brilhou sendo capitão da seleção brasileira. No currículo, conquistou a Copa América e foi medalha de ouro no torneio de basquete dos Jogos Pan-Americano de 2007 e 2015. 

Judô – Aurélio Miguel 

ex-judoca obteve a medalha de ouro nos Jogos Pan-americanos de Indianápolis 1987 e a prata nos Jogos Pan-americanos de Caracas 1983. Campeão Olímpico de Seul em 1988 e medalha de bronze em Atlanta, 1996, Aurélio Miguel é um dos maiores judocas da história do esporte no Brasil. 

Natação – Xuxa 

Fernando de Queiroz Scherer, conhecido como Xuxa, em 1995, assinou contrato com o Flamengo, sendo o primeiro atleta da natação com contrato assinado. Scherer participou pela primeira vez dos Jogos Pan-Americanos em 1995, na Argentina, onde ele se tornou campeão dos 50 metros livre. Além disso, ganhou mais duas pratas nos revezamentos 4×100 e 4×200 metros livre, e o bronze nos 100 metros livre. 

Futebol 

O Flamengo em torneios de futebol no Pan-Americano não tem muitos representantes e medalhistas. Os últimos convocados para os jogos foram os seguintes: 

Em 2015, Bressan, enquanto emprestado ao Rubro-Negro, foi bronze em Toronto, no Canadá. 

Em 2011, para os jogos de Guadalajara, Ney Franco chamou para o grupo o goleiro César e o zagueiro Frauches.