O Flamengo é o único clube do Brasil que já conquistou o Mundial Interclubes no futebol e no basquete. Além do título de futebol no Japão, com Zico, Adílio, Júnior & cia. em 1981, o Rubro-Negro foi campeão do mundo de basquete ao vencer a Copa Intercontinental, contra o Maccabi, no Rio de Janeiro, em 2014. 

Melhor ano da história 

Sem dúvidas o ano de 2014 foi o melhor da história rubro-negra no basquete. No primeiro semestre, o Flamengo liderado pelo capitão Marcelinho e comandado pelo técnico José Neto, venceu a inédita Liga das Américas, em março, e levou seu terceiro NBB, em maio. A segunda metade do ano foi ainda melhor, com a conquista do deca campeonato estadual, em outubro, mas antes, com o feito da Copa Intercontinental, em cima do Maccabi Tel Aviv, de Israel, em setembro.

Copa Intercontinental

O Flamengo se credenciou para jogar o mundial após vencer o Pinheiros, que era o atual campeão sul-americano, e conquistar pela primeira vez a Liga das Américas, de forma invicta, no Maracanãzinho com 8.701 torcedores. Antes do Flamengo, os brasileiros campeões foram o Brasília, em 2008/2009, e o Pinheiros, em 2013. Em contrapartida, não tiveram sucesso na disputa contra o campeão europeu.

Mundial Basquete
Marcelinha levanta o troféu da Liga das Américas. (Foto: Gazeta Press)

Então, o Rubro-Negro vencedor da Liga das Américas 2014, jogaria duas partidas contra o Maccabi, que venceu a Euroliga 13/14. Do mesmo modo que o final four da Liga das América foi na cidade carioca, o confronto da Copa Intercontinental foi disputado na Arena da Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro. 

A fim de se fortalecer ainda mais, o Flamengo trouxe Walter Hermann, campeão olímpico pela Argentina, e fez acordo com o americano Derrick Caracter, apenas para os dois jogos do mundial. Todavia, o Mengão tinha um quarteto digno de seleção, formado por Nico Laprovitolla, Marcelinho Machado, Marquinhos e Meyinsse. Enquanto no banco de reservas Neto contava com Benite, Olivinha, Gegê e Felício.

Final

Logo após perder a primeira partida por 69 a 66, no dia 26 de setembro, os donos da casa tinham a obrigação de vencer o segundo jogo por uma diferença de no mínimo quatro pontos para levantar a taça. Não só venceu os israelenses por 90 a 77, no dia 28, mas também teve uma atuação coletiva perfeita e grandes desempenhos individuais, como por exemplo do argentino Nico Laprovittola, cestinha rubro-negro na final com 24 pontos e eleito o MVP da competição, e do americano Jerome Meyinsse, que anotou 22 pontos e seis rebotes.

Dessa forma, o basquete do Flamengo completou a sala de troféus, isto é, o clube conquistou todos os campeonatos possíveis em sua história no esporte da bola laranja. Desde então, o basquete rubro-negro tem sido chamado pela torcida de “Orgulho da Nação”.

Resultado Final

  • Jogo 1 – 26 de setembro (Sexta-Feira): Flamengo 66 x 69 Maccabi Electra 
  • Jogo 2 – 28 de setembro (Domingo): Flamengo 90 x 77 Maccabi Electra 
  • Agregado: Flamengo 156 x 146 Maccabi Electra
Mundial Basquete
O ídolo rubro-negro pôde levantar também o troféu da Copa Intercontinental. (Foto: Divulgação – FIBA)

Assista aos melhores momentos do 2º jogo da final: