Por Rafael Sacharny


A Federação Paulista de Futebol (FPF) divulgou, nesta sexta-feira (30), a tabela da fase de grupos da Copa São Paulo de Futebol Júnior 2019. Atual campeão do torneio, o Flamengo já conhece todos os adversários e datas da próxima edição. O Mengão estreia no dia 3 de janeiro, quinta-feira, quando enfrenta o River (PI), às 16H. A partida terá como sede o Estádio Alfredo Chiavegato, em Jaguaríuna, no interior de São Paulo. 

LEIA MAIS: Flamengo fatura o décimo título do Torneio OPG.

A 50ª edição da Copa São Paulo conta com 128 clubes divididos em 32 grupos. Os dois primeiros de cada chave avançam à fase de mata-mata da competição. Como de costume, o término do torneio será disputado em final no dia 25 de janeiro, aniversário da cidade de São Paulo, no Pacaembu. 

O Flamengo faz parte do Grupo 15 da Copa São Paulo, ao lado de River (PI), Trindade (GO) e Jaguaríuna, o time da cidade-sede. Todas as partidas do grupo serão disputadas no Estádio Alfredo Chiavegato, onde normalmente, o Jaguaríuna Futebol Clube é mandante em seus jogos. 

O Rubro-Negro chegou à final da Copinha em quatro oportunidades e foi vencedor em todas elas.  A primeira foi em 1990, quando venceu por 1 a 0 o Juventus. O Mengão só voltaria a disputar o título em 2011, quando levantou a taça contra o Bahia (2 a 1), numa das quatro vezes em que nenhum time paulista chegou à final. Em 2016, o Rubro-Negro foi campeão em cima do Corinthians, após empate no tempo normal e disputa de pênaltis vencida por 4 a 3. O tetracampeonato veio neste ano, com vitória simples sobre o São Paulo.  

O Corinthians é o maior campeão da Copa São Paulo de Futebol Júnior, com dez títulos. O Fluminense, segundo maior vencedor, possui cinco taças. 

Confira as datas e horários dos primeiros jogos do Flamengo na Copinha 2019: 

1ª rodada – Flamengo x River-PI, 3 de janeiro, às 16h 

2ª rodada – Trindadde-GO x Flamengo – 6 de janeiro, às 16h 

3ª rodada – Jaguaríuna-SP x Flamengo – 9 de janeiro, às 16h. 

Confira os bastidores da conquista dos Garotos do Ninho em 2018: