Por Rafael Sacharny


A novela da transferência de Bruno Henrique para o Flamengo finalmente acabou. Depois que o Santos aceitou a venda, o Rubro-Negro fez o anúncio da nova contratação nesta quarta-feira (23), em suas redes socias. O meia-atacante chega para qualificar ainda mais o elenco, sendo o quarto reforço da gestão Rodolfo Landim, depois de Rodrigo Caio, Gabriel Barbosa e De Arrascaeta. 

Leia mais: Diego renova contrato com o Mengão até 2020.

O atacante já era alvo de propostas do Flamengo desde o ano passado, porém com o desejo de Sampaoli de ficar com o jogador, a negociação esfriou. Entretanto, muitos fatores mudaram na novela, como as dívidas do Santos, o desejo do jogador de sair e a boa oferta rubro-negra, que fizeram o clube do litoral paulista aceitar o montante de 23 milhões de reais. O Mengão ainda cumpriu a exigência do Peixe e emprestou o volante Ronaldo por um ano, com opção de compra. 

Abel Braga foi o responsável por pedir a contratação do atacante e a diretoria se esforçou para fazer um grande investimento no jogador. O Flamengo fará o pagamento parcelado para ter 90% dos direitos de Bruno Henrique, aos 28 anos e 1,84m de altura. Natural de Belo Horizonte, o atleta contabiliza passagens por Cruzeiro, Uberlândia, Itumbiara, Goiás – clube no qual obteve grande destaque em 2015 – e Wolfsburg, da Alemanha, antes de voltar ao Brasil para o Santos.

Na equipe paulista, fez ótima temporada em 2017, sendo um jogador de lado de campo muito rápido e habilidoso, também com finalização. No ano seguinte não pode fazer o mesmo, após sofrer uma lesão no olho que o deixou fora de muitas partidas, atrapalhando seu rendimento. Mesmo assim, o atacante tem bons números pelo Campeonato Brasileiro. 

Veja abaixo alguns números de Bruno Henrique no Brasileirão: 

89 jogos 
16 gols 
21 assistências 
152 dribles completados  
222 faltas sofridas 
1.999 passes (69% de precisão) 
97 passes para finalizações 
124 desarmes 
72 interceptações  
123 cortes  
300 disputas aéreas ganhas