Por Rafael Sacharny


Nesta quinta-feira (24), a equipe Sub-18 do Flamengo entrou em campo pelas quartas-de-final da Copa Santiago 2019. O Rubro-Negro foi superior e soube aproveitar suas chances contra o Liverpool (URU), para vencer por 3 a 1 e avançar para a semifinal da competição.

Leia mais: Flamengo apresenta Bruno Henrique, novo camisa 27.

Na 31ª edição da Copa Santiago, o Flamengo vem tendo um bom desempenho e passou na fase de grupos em segundo colocado. No Grupo A, o Mengão apenas perdeu a partida de estreia, contra o Cruzeiro-RS, por 2 a 1. No jogo seguinte, os Garotos do Ninho empataram por 2 a 2 com o Juventude. 

A equipe comandada por Phelipe Leal teve sua primeira vitória no terceiro confronto da fase de grupos. Os três pontos conquistados vieram contra o Danúbio, do Uruguai, após vencer por 2 a 0. Em seguida, mais um empate, dessa vez por 1 a 1 com o Athletico PR. Na última rodada, para se classificar em segundo no grupo, o Flamengo venceu o Palmeiras por 2 a 1.

Nesta quinta-feira (24), o caráter decisivo e eliminatório do confronto fez a partida ser bastante acirrada. O Flamengo teve o controle emocional e foi mais concentrado para avançar de fase. Já aos 4 minutos, em um chute muito forte e de longe da área, Lucas Gabriel acertou o ângulo e fez um golaço. 

Após o gol no início da partida, o Flamengo recuou e se empenhou em defender bem para sair no contra-ataque. A tática funcionou, porém, o gol marcado pelo Rubro-Negro no final do primeiro tempo foi anulado por impedimento.

O Flamengo continuou com a mesma estratégia na metade final do confronto. Apesar das chegadas com perigo do time uruguaio, o Mengão soube segurar a pressão e sair bem no contragolpe. Assim saiu o segundo gol, em saída com velocidade após roubada de bola e troca de passes para chegar no ataque. Yuri Oliveira recebeu livre para marcar na saída do goleiro.

Depois do gol, a equipe uruguaia se descontrolou emocionalmente e praticamente entregaram o placar depois da expulsão do goleiro. O Flamengo ainda fez mais um gol, o segundo de Yuri, e o Liverpool marcou um gol de honra no final do jogo.

A vaga para a semifinal está garantida, que deve ser disputada já nesta sexta-feira (25).