Com a volta dos titulares, o Flamengo entrou em campo nesta terça-feira (19), no Maracanã, para carimbar a vaga na semifinal do Campeonato Carioca. Em uma atuação sem muito brilho, o Rubro-Negro jogou o suficiente para a vitória por 2 a 0, com dois gols de Gabriel Barbosa.

Escalação

Após preservar a equipe principal no empate com o Volta Redonda, Abel Braga contou com quase toda força máxima de sua equipe. Teve a ausência de CuéllarArrascaetaPiris e Trauco, em suas seleções para amistosos.

Assim, o técnico colocou em campo a seguinte escalação: Diego Alves; Pará, Léo Duarte, Rodrigo Caio, Renê; Ronaldo, Arão, Diego, Éverton Ribeiro, Bruno Henrique; Gabriel Barbosa. 

O Jogo 

Mengão dominou a partida desde o início e frequentou a maior parte do tempo o campo adversário. No primeiro tempo, o Flamengo teve tempo e espaço para preparar e concluir finalizações. Porém, as vezes com muita pressa, desperdiçando grandes oportunidades. 

Melhor em campo, Éverton Ribeiro, deu lindo passe para Gabriel em um contra-ataque aos 42 minutos. O camisa 9 avançou livre pelo meio e ficou cara a cara com Douglas, mas chapou em cima do goleiro, que fez grande defesa. 

Já nos acréscimos da etapa inicial, Gabriel Barbosa não perderia mais uma chance, dessa vez sem goleiro. Diego limpou a jogada pelo meio e chutou forte. Douglas deu rebote e Willian Arão apareceu para mandar na trave. Na sequência, Gabriel só escorou para o gol vazio.  

No primeiro tempo, o Flamengo acumulou 65% da posse de bola, teve 19 finalizações e pelo menos cinco chances claras de gol, enquanto Diego Alves só fez uma defesa. Apesar do massacre, apenas um gol foi marcado, aos 47 minutos.

Em ritmo alto de jogo e vertical, o Rubro-Negro voltou para o segundo tempo buscando matar a partida. Participando bem na base de construção das jogadas, Ronaldo foi destaque na etapa final. O jovem volante fez lançamentos, viradas de jogo e acertou 88 de 89 passes. Pelo lado defensivo, acertou 7 de 9 desarmes – o maior índice da equipe.

Após novamente muitos equívocos e erros técnicos no campo de ataque, o Flamengo só conseguiu ampliar o placar aos 35 minutos. Renê serviu Gabriel pela esquerda da grande área. O atacante dominou driblando o zagueiro e chutou forte de canhota para vencer Douglas e dar números finais a partida.

Artilheiro 

Depois de passar pelo início sem balançar as redes, Gabriel Barbosa chegou a 5 gols no Carioca e entrou na briga pela artilharia. Maxwell (Resende) e João Carlos (Volta Redonda) lideram com 7. Em dez jogos no ano, o camisa nove já marcou sete vezes (dois na Libertadores).

Gabriel Barbosa em 2019:

  • 10 jogos (8 Carioca / 2 Libertadores)
  • 7 gols (5 Carioca / 2 Libertadores)
  • 2 assistências (2 Carioca)
Gabriel Barbosa
Gabriel entrando em campo com crianças. Depois do gol, comemorou com a dança em homenagem para um dos garotos. Foto: Alexandre Vidal – CR Flamengo

Situação no Campeonato 

A vaga na semifinal da Taça Rio ainda não está garantida, mas Flamengo assegura lugar na semifinal geral. O Mengão segue com liderança do Carioca, com 24 pontos, e está garantido na fase final da competição. O Flamengo chegou aos 11 pontos e está em primeiro no Grupo C, com um jogo a mais que Cabofriense e Bangu. Domingo tem clássico com o Fluminense, às 16h (de Brasília), no Maracanã.