Por Rafael Sacharny


Na tarde desta quarta-feira (9), o Flamengo entrou em campo para enfrentar o Jaguariúna pela última rodada da fase de grupos da Copa São Paulo de Futebol Júnior. Atual campeão da Copinha, o Mengão jogou contra os donos da casa no estádio Alfredo Chiavegato, em Jaguariúna, e saiu com uma goleada por 4 a 0, garantindo o segundo lugar do Grupo 15 e a vaga para a próxima fase da competição. Os gols rubro-negros foram marcados por Rodrigo Muniz (2), Reinier e Rhyan.

LEIA MAIS: Arrascaeta é o novo reforço do Flamengo.

O Flamengo só perderia a vaga se fosse derrotado por 3 gols de diferença. Por isso, o técnico Maurício Souza entrou em campo com várias modificações na equipe, dando chance a jogadores pouco aproveitados. A escalação titular foi a seguinte: Yago, Vitinho, Nathan, Patrick e Michael; Matheus Alves, João Gomes, Reinier; Bill, Marx e Rodrigo Muniz. Entraram do banco de reservas: Pablo, Wendell, Natan, Luiz Henrique, Henrique, Rhyan. 

Jogando contra o pior time do grupo, o Flamengo começou já pressionando. Porém, com pouco entrosamento da equipe e com falta de criatividade nas jogadas, o primeiro gol demorou a sair. Só depois da parada para hidratação, quando o time conversou com Maurício Souza, que as jogadas começaram a sair com mais facilidade.

Aos 34 minutos, Michael recebeu livre na ponta esquerda. Ele teve tempo para dominar, pensar a jogada e cruzar com perfeição para Reinier. O artilheiro da Copa do Brasil Sub-17 acertou o cabeceio forte e balançou as redes pela primeira vez na Copinha.

Logo depois, aos 37 minutos, a alegria rubro-negra aumentou ainda mais. Depois de escanteio cobrado pela esquerda e um bate-rebate na área, a bola sobrou para Rodrigo Muniz finalizar com força e precisão aumentando o placar no estádio Alfredo Chiavegato.

A superioridade técnica do Flamengo foi claramente maior durante todo o primeiro tempo, mas o placar ficou mesmo apenas no 2 a 0.

Na volta do intervalo, os Garotos do Ninho mostraram vontade de ampliar o resultado. Logo aos 3 minutos, em uma grande jogada entre Reinier e Rodrigo Muniz, o atacante invadiu a área e chutou no canto esquerdo do goleiro.

Para fechar o placar com mais uma goleada, Rhyan, que entrou no final do segundo tempo, aproveitou o cruzamento de Pablo pelo lado esquerdo e empurrou a bola para a rede, fechando o resultado elástico de 4 a 0.

Na próxima fase da Copinha, o Flamengo terá como adversário o Figueirense, que terminou em primeiro colocado do Grupo 16. A data e o horário do confronto ainda não foram definidos.