Por Rafael Sacharny


Terminou tudo igual para Fluminense e Flamengo na primeira partida da grande final da Copa do Brasil Sub-17. Em um jogo equilibrado no Maracanã, o Rubro-Negro saiu na frente, mas o Tricolor buscou o empate. Reinier abriu o marcador para os Garotos do Ninho no primeiro tempo. Martinelli igualou para o Flu no início da segunda etapa.

Leia mais: Quem pode sair na barca rubro-negra para 2019.

O jogo foi bom desde o início, com duas equipes qualificadas, sabendo o que fazer na organização do sistema ofensivo e defensivo. A primeira chegada foi do Flamengo, pela direita, Lázaro invadiu a área e abriu para Luís Gustavo. O lateral rubro-negro cruzou rasteiro, mas nenhum jogador tocou para o gol. 

Depois do lance rubro-negro, o Fluminense teve duas boas chances com Wallace e Luiz Henrique, mas ambos tomaram a decisão errada e chutaram a gol enquanto tinham companheiros melhores posicionados. As duas equipes pareciam ansiosas para marcar um gol no Maracanã. 

O Flamengo continuou insistindo pelo flanco direito. Lazáro fez bela jogada individual na entrada da área, driblou dois e chutou de canhota. A bola subiu demais e não assustou o goleiro Marcelo. 

A partida foi equilibrada até os 35 minutos do primeiro tempo. O Tricolor teve um pouco mais de posse de bola não conseguia passar pela defesa do Rubro-Negro. Foi necessário um lançamento longo para surpreender. Luiz Henrique do lado direito da defesa do acionou Marcos Paulo na ponta esquerda. Luís Gustavo furou e o atacante saiu cara a cara com Pedro Victor. Mas Luís Gustavo se recuperou e evitou o chute. 

Reinier, que ainda não fazia uma boa atuação, começou a aparecer mais no final da primeira etapa. Depois de uma bola levantada na área, Rhyan escorou para trás e Reinier chegou batendo de primeira, mas a finalização desviou no zagueiro e foi para fora.  

Cinco minutos depois, a bola finalmente encontrou as redes, nos pés do camisa 10. A bola novamente levantada na área, Lázaro disputou, Rhyan tentou dominar e sobrou para Reinier. O meia chutou, a bola desviou em Davi no caminho, e dessa vez, foi para o fundo do gol. O quarto gol de Reinier na Copa do Brasil. 

Os times foram para o intervalo com Flamengo em vantagem. Na volta para o segundo tempo, o Fluminense se mostrou disposto para fazer o gol de empate. Logo aos 5 minutos, Marcos Pedro cruzou na área, goleiro Pedro Victor saiu mal e não achou a bola. João Pedro, deitado no chão, chutou e a bola passa raspando a trave.  

A resposta do Flamengo foi imediata. Lázaro recebeu na esquerda e cruzou para Rhyan bem colocado. O atacante chegou batendo, mas ao lado do gol. Aos 10 minutos, o Tricolor empatou. Após ótima triangulação do Fluminense na entrada da área, Martinelli recebeu de João Pedro e finalizou colocado, vencendo o goleiro Pedro Victor. Tudo igual no Maracanã. 

O Flamengo não desanimou depois do empate e criou oportunidades com Ítalo, Lázaro e Rhyan, todas desperdiçadas. Com chuva forte e desgaste físico, o jogo caiu de ritmo, mas a intensidade ainda era grande, com disputas acirradas em campo. Já no final da partida, Gomes levou o segundo cartão amarelo e foi expulso. 

Flamengo e Fluminense decidirão o título da competição nacional na partida de volta, marcada para a próxima terça-feira, dia 11/12, também no Maracanã. O jogo está marcado para as 21h30.